terça-feira, 21 de abril de 2009

Treinamento de Surf





FUNÇÃO DO TÉCNICO

 
Objetivo básico: Fazer com que o atleta consiga atingir um desempenho máximo de acordo com sua capacidade.

IMAGEM DO TÉCNICO:

1. Estilo de Comando
Acredita na filosofia de que o "ïmportante é vencer". Trata os participantes como controles externos. Conta com a obediência e com os processos de identificação. Estimula a motivação extrínseca.
2. Estilo submissivo
Condescendente. Não faz nenhuma pressão. Treinamento geralmente inadequado para o surfista mais empenhado. Sem planos gerais de desenvolvimento.
3. Estilo cooperativo
Acredita na filosofia de que o atleta vem em primeiro lugar. Trata os atletas como controles internos. Estimula a motivação intrínseca.
4. Técnico/Professor de Surfe
Estilo cooperativo. Inteligente. Positivo. Confiante. Flexível. Altamente consciente.


QUALIDADES PESSOAIS QUE SE ESPERA DE UM TÉCNICO

Entrosamento com os surfistas e comando. Honestidade. Tranqüilidade nos momentos de crise. Questionador. Ouvinte. Boa leitura. Interesse sincero com relação a todos os membros do grupo. Criativo. Ator. Otimista. Paciente. Senso de humor.


QUALIDADES NECESSÁRIAS PARA ATUAR EFETIVAMENTE COMO TÉCNICO

1. Comunicação. Transmitir mensagens, receber feedback, comunicação não verbal.
2. Organização. Sessões de treinamento. Capacidade de prever problemas. Maximizar o envolvimento. Usar uma equipe de apoio.
3. Conhecimento de surfe.
4. Conhecimento da ciência do esporte e de sua contribuição para o treinamento.
5. Capacidade de analisar o desempenho ATLÉTICO de cada indivíduo e planejar exercícios de treianemento que exercitem ESPECIFICAMENTE as áreas problemáticas.
6. Atender às necessidades INDIVIDUAIS durante o treinamento.
7. Habilidade em oferecer variedade de treinamento.
8. Habilidade de demonstrar as técnicas.
9. Habilidade de analisar as técnicas e oferecer um FEEDBACK significativo.
10. Habilidade de pôr em prática as demandas PROGRESSIVAS em treinamento.

PSICOLOGIA BÁSICA DO SURFE

Fatores psicológicos.

A. Prazer
B. Estresse. É o desequilíbrio causado pela expectativa de seu desempenho x sua real capacidade.
Ele possui 3 componentes:
1. Ambiente
2. Percepções (concentração positiva/negativa)
3. Resposta a essas percepções em relação ao nível de excitação. A excitação refere-se à intensidade do comportamento.

Esquemas:

A . Estresse causado pelo meio ambiente > Excitação > pensamentos negativos=Estresse
B . Estresse causado pelo meio ambiente > pensamentos negativos > Excitação=Estresse
C. Motivação. A motivação refere-se à tendência e intensidade do comportamento.
A chave para a motivação é conhecer as necessidades dos alunos. Que basicamente são:
1.Necessidade de estimulação ou de estar em um ambiente descontraído.
2. Necessidade de unir-se a outras pessoas.
3. Necessidade de se sentir importante.
Origens da motivação:
Intrínseca: Desejo de obter sucesso
Extrínseca: Desejo de obter sucesso baseado nas necessidades externas por exemplo, troféus, dinheiro.
D. Excitação Estado ótimo para o desempenho físico.

LIDANDO COM A PSICOLOGIA DO ESPORTE

a) Comparando os fatores que contribuem para um melhor desempenho.
Psicológico - Administração do estresse, técnicas para prender a atenção, técnicas para definição de objetivos, auto-estima.
Tático - Estratégias de competição
Técnico - Técnica apropriada
Físico - Ótimo estado físico para o desempenho.
b. Atitudes – Pais, surfista, público.
c. Definindo o estado mental do surfista
1. Avaliar o ótimo estado mental para a competição e saber como recriá-lo para o surfista.
2. Definir sua rotina de preparação.
3. Definir o seu plano psicológico de competição.
4. Praticar a administração do estresse e técnicas para prender a atenção.

d. Comunicação
1. Necessidade de estar em um nível individual level relacionada às necessidades individuais
2. Ouvir sugestões e feedback.
3. Não permitir que a comunicação do grupo domine a comunicação individual
e. Estabelecer caminhos para o sucesso
1. Registrar a preparação da competição.
2. Buscar semelhanças na preparação de uma rotina que atinja ótimos resultados. Procurar colocar isso na preparação de cada competição, isto é, estabelecer a rotina de preparação ótima.
3. Ter um plano psicológico para a competição.

ESTRATÉGIAS POSITIVAS DE COMPORTAMENTO

a. Conhecer os limites do surfista. Seus pontos fortes e fracos.
b. Preparação mental.
Definir meta
Administrar o estresse
Técnicas para prender a atenção
Plano psicológico para a competição
c. Elementos táticos de competição
d. Uso de perfis e modelos. E.g. Perfil da atitude do surfista famoso para encontrar um modelo de preparação pessoal. Metaconscientização.


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