Periodização no Skate






A cada ano o Skate vem crescendo tornando-se cada vem mais profissional, tornando necessário aos “atletas profissionais”, possuir um PREPARADOR FÍSICO (profissional de Educação Física, especializado em Treinamento Desportivo) para cuidar de sua PERIODIZAÇÃO de treinamento, estruturando as fases e os momentos corretos de treinar as capacidades pertencentes ao desporto. Dentre elas Força, Flexibilidade e Capacidades Coordenativas.

Pelo fato do atleta não se manter em forma o ano todo, a PERIODIZAÇÃO subdivide o treinamento em fases de aquisição, manutenção e perda da forma esportiva, podendo ser subdividido em 3 períodos que podem se repetir 2 ou 3 vezes no decorrer do ano, de acordo com o atleta e a modalidade esportiva:

- Período Preparatório: Desenvolvimento da boa forma esportiva;

- Período de Competições: Desenvolvimento adicional da forma esportiva e participação em
competições;

- Período de Transição: Recuperação e regeneração ativa do atleta, perda da forma esportiva.

Um dos poucos atletas profissionais no mundo a ter seus treinamentos estruturados por um PREPARADOR FÍSICO DO SKATE, através de uma periodização especifica a modalidade SKATE VERTICAL, é o brasileiro DAN CÉSAR “LATINO”.

Jovem de 18 anos, que em seu primeiro ano de profissional, conquistou o 2º lugar na primeira etapa do Circuito Mundial de Skate no Rio de Janeiro (Oi Rio Vert Jam 2009). Superando feras como Bob Burnquist (atual campeão mundial), Edgard Vovô, Lincoln Ueda e os Norte-americanos.

Comprovando o sucesso do casamento da PREPARAÇÃO TÉCNICA + PREPARAÇÃO FÍSICA na Periodização de treinamento para o Skate Vertical.

Retirado de http://www.educacaofisica.com.br/coluna_mostrar.asp?id=282

Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente: