segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Pliometria com segurança






Muitos atletas e treinadores utilizando os exercícios pliométricos para construir potência e velocidade, melhorar a coordenação, agilidade e efetivamente melhorar o desempenho desportivo.

Porém é importante reconhecer que estes são exercícios de alto risco e se for realizada de forma incorreta ou executados sem uma base sólida de formação, pode-se aumentar o risco de lesões.

Mas o que são exercícios pliométricos?

Exercícios pliométricos são técnicas de treinamento de alta intensidade utilizados para desenvolver o poder atlético (força e velocidade). Treino pliométrico envolve alta intensidade, com contrações musculares explosivas para invocar o reflexo de estiramento. Os exercícios mais comuns incluem saltos e movimentos delimitadores. Um exercício pliométrico popular é pular de uma caixa e repercussão do chão e para outro, superior caixa. Estes exercícios normalmente aumentar a velocidade e força e poder construir.

Segurança de Plyometrics

O American College of Sports Medicine afirma que "o treinamento pliométrico é uma forma segura, benéfica e atividade divertida para crianças e adolescentes, desde que o programa está devidamente projetado e supervisionado."

O Conselho Americano de Fitness também recomenda exercício pliométrico se feito corretamente.

Pliometria (e qualquer exercício de impacto) pode aumentar o risco de lesão, se você não seguir as precauções de segurança determinadas. A  força gerada durante estes movimentos exige que os atletas usam com moderação e com formação adequada.

O aspecto mais importante de um programa seguro e eficaz plyometric está desenvolvendo uma técnica de aterrissagem segura. Isto significa que as terras atleta suavemente nos dedos do pé e rola para os calcanhares. Usando todo o pé (e uma maior área de superfície) para pouso que ajuda a dissipar as forças de impacto sobre as articulações. A outra chave para pouso bom é para evitar a torção ou movimento lateral no joelho.

Plyometrics Dicas de Segurança

Pliometria é recomendada apenas para atletas bem condicionados
Você deve ter altos níveis de força nas pernas antes de realizar estes exercicios
Tem que fazer um aquecimento muscular antes de iniciar os exercicios
Comece devagar, com pequenos saltos e, gradualmente, construir
Permita-se a abundância do descanso entre os treinos pliométricos
Pare imediatamente se sentir qualquer dor nas articulações
Preste atenção aos sinais de aviso de lesões.
Use calçados com  amortecimento
Realize esses exercicios em superfícies macias ou amortecidas

Tenha em mente que pode-se desenvolver uma grande força e poder, sem recorrer a exercícios pliométricos, porém o treinamento para quem participa de de esportes que exigem saltos e aterrizagem é altamente benéfico para melhorar a habilidade e desempenho.


Alguns exemplos de exercícios que pode ser utilizados:




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