Técnico desportivo





Descrição do Cargo
Profissional que atua planejando, ministrando e avaliando atividades físicas para atletas de uma determinada modalidade esportiva, visando maximizar o seu desempenho técnico e tático para as diversas competições. Atua muito frequentemente em clubes, em equipes multidisciplinares constituídas por assistentes, preparadores físicos, fisioterapeutas e massagistas.

Formação Básica
Ensino Superior como Bacharelado em Educação Física ou Licenciatura em Curso de no mínimo 4 anos. Profissionais que já atuavam nesta atividade até Setembro de 1995 podem se inscrever no CREF de sua região e trabalhar como provisionados.

Formação Adicional
Pós-Graduação Lato Sensu em Avaliação Física e/ou Fisiologia do Exercício são praticamente obrigatórias. Cursos de complementação e atualização em intervalos não superiores a um ano também são importantes, pelo dinamismo e desenvolvimento de novas técnicas e estratégias da área.

Mercado de Trabalho
Muito diversificado e competitivo. Nos esportes mais profissionalizados é fortemente politizado dentro dos clubes (e por isso mesmo muito inseguro) e muito competitivo, onde pouquíssimos ganham muito e muitos ganham pouco. Nos esportes menos profissionalizados a politização é bem menor, mas as possibilidades de projeção profissional (e ganhos) também são.

• Aspectos Favoráveis: São profissionais que estão sempre em contato com a elite da modalidade esportiva que escolheram, e consequentemente com o que há de mais atualizado em conhecimentos acadêmicos e científicos. Se a modalidade tiver boa cobertura de mídia, a projeção profissional é muito facilitada, e com isso o incremento dos ganhos. Em alguns casos pode montar a sua própria equipe de trabalho (preparador físico, fisioterapeuta, assistentes, etc.).

• Aspectos Desfavoráveis: É uma atividade que está sempre sujeita a muitas pressões (políticas, sociais, etc.) na busca de bons resultados, o que tende a desgastar emocionalmente o profissional se ele não contar com a confiança de seus contratantes. A remuneração é muito variável e vai depender do nível de profissionalização do esporte em questão.

Características Pessoais
Motivador, líder, vibrante e bom marketing pessoal.

Estratégias de carreira
• Vida acadêmica: Há cursos de Especialização em Treinamento Desportivo acessíveis já aos estudantes. Atualmente existem muitas Pós Lato Sensu específicas sobre o assunto. Em Congressos, sempre há palestras, painéis e mesas redondas sobre o tema. Neles você deve, além de acumular conhecimento, ir se inteirando das novidades e das tendências da carreira. Dê importância para as disciplinas esportivas. Adquira sólidos conhecimentos de fisiologia, teoria do treinamento e nutrição. É uma atividade onde um bom networking (rede de relacionamentos) é fundamental e isso se começa ainda na Faculdade. Estágios devem ser focados, ou seja, estagiar especificamente junto a departamento de Preparação Física de Clubes ou empresas que mantenham equipes esportivas.

• Vida profissional: O mais interessante é você se agregar ao grupo de trabalho de alguma equipe desportiva de competição, nem que inicialmente seja como mero auxiliar e que a remuneração seja baixa. Dê a máxima importância à manutenção e aumento de sua rede de relacionamentos, mantendo-a sempre bem organizada e atualizada no seu PC (invista principalmente em Técnicos Desportivos de renome com os quais gostaria de trabalhar). Quando em atividade em equipe multidisciplinar, todo o cuidado no relacionamento com médicos, fisioterapeutas, psicólogos, etc. Pesquise constantemente novos conhecimentos e novas atividades, utilizando-as de modo a tornar seu treino o menos repetitivo e o mais motivante possível. Mantenha sempre consigo cartões profissionais e tenha em seu micro proposta atualizada de trabalho para ser impressa e enviada o mais rápido possível sempre que surgir a oportunidade.

Fonte: Portal da Educação Física

--

Participe deste blog. Mande dicas e sugestões pelo email adm@chakalat.net

Seja um seguidor deste blog


Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!