quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Biomecânica no futebol





http://www.imagenscolorir.com/images/imagens-futebol-colorir-h.gif

O futebol é um fenômeno mundial que é jogado por 200 milhões de pessoas em 190 países e é imprescindível que os profissionais envolvidos no seu ensino e no seu treinamento apoiem-se nas descobertas que a ciência oferece cada vez em maior número e qualidade. A Biomecânica é uma das áreas da ciência que tem ferramentas para investigar quantitativamente o futebol. Serão apresentados aqui alguns estudos desenvolvidos no Laboratório de Análises Biomecânicas do Departamento de Educação Física – IB – Unesp – CRC. Algumas das principais características das pesquisas realizadas são: a preferência por investigar em condições mais próximas possível da ação em questão, a utilização, para o tratamento dos dados, de metodologias estatisticamente robustas e que levam em conta a estrutura temporal dos dados resultantes e a possibilidade de aplicação prática na relação ensino-aprendizagem e no treinamento desportivo.

Este trabalho teve como objetivo apresentar algumas metodologias para análises biomecânicas no futebol e verificar se as variáveis em questão representam bem os fenômenos investigados. Três projetos investigando o posicionamento tático, o deslocamento e as velocidades dos jogadores, e o chute no futebol foram executados.

Então, a Biomecânica mostra-se uma área importante para analisar quantitativamente o futebol, principalmente quando se utilizam critérios estatísticos que garantam informações precisas e confiáveis para os profissionais que trabalham desde a iniciação até o alto nível. As variáveis estudadas, coletadas em situações próximas da realidade do jogo, mostraram-se adequadas para a compreensão dos aspectos táticos, físicos e técnicos.

Portanto, com essas metodologias aqui apresentadas pode-se garantir uma análise fidedigna de vários aspectos que compõem os fenômenos inerentes do futebol.

Veja aqui o trabalho completo



Comente:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog