quarta-feira, 21 de março de 2012

Saiba mais sobre o Treinamento individualizado de Bondarchuk





Campeão olímpico e recordista mundial do lançamento de martelo, Bondarchuk, atualmente como treinador de atletismo, tem influenciado significativamente as teorias sobre a periodização do treinamento desportivo (TSCHIENE, 1985; SILVA, 1995). Na estrutura de treinamento individualizado proposta por Bondarchuk, destacam-se as seguintes características:

  • absoluta individualização do treino, tanto em termos de composição e estruturação das cargas de treinamento quanto da definição dos períodos de incremento e redução das cargas, a fim de atender às características da forma de cada atleta;

  • ciclo de treino composto por três períodos, que correspondem às três fases da forma esportiva – desenvolvimento, conservação e descanso, ou, então, aquisição, manutenção e perda temporária. Esses períodos podem se repetir mais de uma vez no ano e apresentar combinações diferentes, com uma duração bastante variada, de acordo com as características individuais dos atletas;

  • evolução das exigências do treino e conseqüente melhoria da capacidade de prestação, em razão da mudança do conjunto dos exercícios, e não da dinâmica das cargas;

  • ao longo da temporada, utiliza-se uma grande quantidade de exercícios específicos, com intensidade elevada e sem grandes variações no volume de treino (SILVA, 1995).

Na proposta de Bondarchuk, a fase de manutenção da forma dura em torno de quatro semanas, ao final das quais o conteúdo do treino deve ser renovado em cerca de 50%. As possibilidades de variações da estrutura do treino (forma de intercalar os períodos de desenvolvimento e manutenção com o de repouso) variam de acordo com as respostas adaptativas do atleta; daí a necessidade de se conhecer profundamente o atleta e suas reações ao treinamento (SILVA, 1998).


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