quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Treinamento de Braçada na natação





Propulsao. Isso é sinônimo de uma braçada eficiente. Porém, há outro ponto tão importante quanto esso que muitos negligenciam no treinamento: ritmo.

Nenhum estilo é eficiente se ocorre "ponto morto" em qualquer fase da braçada. Ou seja, ponto em que o corpo perde velocidade por falta de propulsao, falta de ritmo.

Existem dois tipos de pessoas com esse problema. Aqueles que alongam a braçada, fazendo exercício de "espera braço" e aqueles que mudam a velocidade da braçada na fase submersa, acelerando e freando a mão sem "pegar" água.

No primeiro tipo, espera braço,  o nadador pode ser eficiente, mas ao esperar o braço ele faz muita força em cada braçada e perde toda velocidade extra com o tempo de espera. O corpo acelera veloz, e freia também na mesma proporção. Ninguém possui tanta força a ponto de não fadigar dessa forma.

Já o segundo tipo esquece que a braçada deve ser progressiva, mantendo o ponto de pressão na palma da mão em todo percurso da braçada. Para conseguir essa pressão, acelera-se a puxada  progressivamente. Contudo, ao finalizar a braçada, aproximadamente na linha do quadril, deve-se soltar a pressão na palma da mão para uma recuperação mais eficiente.

Um erro comum para esse tipo é acelerar o início da braçada, no apoio, e depois parar  a mão,  tentando acelerar novamente no final da braçada, com o tríceps. Por 50m pode-se aguentar um bom ritmo assim, mas certamente haverá dificuldades ao tentar nadar 100m ou mais!

Lembrem-se: a braçada deve ser progressiva, terminando com força por ocasião do rolamento do corpo, mas ao final, não deve-se forçar "ëxtra" a mão, com o tríceps...
Enfatizo que deve ser um movimento contínuo sem desgaste extra. Em vez de forçar o tríceps, e atrapalhar o rolamento do corpo e inércia, faz-se necessário justamente começar a outra braçada e relaxar a mão e braço para recuperação a braçada.

Uma boa melhora, continuem focados e sempre pra frente (sem pontos mortos)!!

Um vídeo curtinho pra demonstrar isso... http://www.youtube.com/watch?v=-8egC7PbOME, e outro ainda mais nítido , http://www.youtube.com/watch?v=cg59UUqBK4c&feature=related .




Comente:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog