Treinamento físico no Handebol









O Handebol e uma modalidade que vem crescendo ao longo dos anos. É um esporte intermitente caracterizado pelo seu esforço sendo uma modalidade, esportiva e coletiva na qual se desenvolve uma quantidade e variedade de movimentação sendo ela composta por três ações motoras: correr, saltar e arremessar. Toda essa movimentação é realizada em uma área de jogo considerada ampla com dimensões oficiais de 40 metros de comprimento e 20 metros dede largura. Aonde o tempo de jogo é de dois tempos de 30 minutos com intervalo de 10 minutos caracterizando assim o tempo total de 60 minutos.

Ebook grátis: Jogos pré-desportivos no Handebol

No Handebol assim como os outros esportes é necessário o treinamento antes de serem realizadas as partidas oficiais.No treinamento é realizada toda a preparação para uma partida de Handebol e por essa importância é utilizada nos treinamentos as três vias metabólicas que se predomina sendo elas: Anaeróbia Alatica, Lática, Aeróbio. Neste trabalho será desenvolvida a importância das vias metabólicas nós treinamentos de Handebol. Os goleiros do Handebol têm um treinamento diferenciado dos jogadores de linha pois eles também contam com um preparador especifico para a posição deles.
Além é claro de saber o porquê de serem tão importantes as vias Anaeróbias e Aeróbias no treinamento de alta intensidade para depois ser realizada uma partida de Handebol sendo ela oficial.

Anaeróbio Alatico

Segundo McArdle é o ATP-CP durante os primeiros 6 segundos de um exercício explosivo fracionamento Anaeróbio Lático da moeda de corrente da energia ATP e seu reservatório de energia PCR propulsionam quase imediatamente energia necessária para acionar o esforço muscular que é aplicado no treinamento de Handebol aonde é passado corrida de curta duração e seqüências explosivas de esforço por 5 a 10 segundos proporcionando uma sobrecarga apropriada do sistema de energia imediata em músculos específicos.
Por isso é extremamente importante o Anaeróbio Alatico pois é ela que juntamente com o Lático ira realizar a ressintese de energia da glicose.

Anaeróbio Lático

Segundo Mc Ardle Para melhorar a capacidade do sistema de energia curto prazo do treinamento dos atletas de Handebol é necessário utilizar a via Lática do acido lático através da sobrecarga de energia esse tipo de treinamento proporciona um estresse fisiológico considerável e requer muita motivação pois é tirada muita intensidade nos treinamentos dos atletas através de corridas e deslocamentos laterais e frontal.

Aeróbio

Segundo (Eleno Barela e Kokubun,2002)O Sistema Aeróbio atua durante a partida nos períodos de baixa intensidade sendo este importante para dar o suporte aos outros dois sistemas de ressíntese de ATP nos períodos de recuperação, proporcionando o prolongamento de esforço durante a recuperação este sistema responsável pelo processo de estoque na creatina fosfato e pela remoção da utilização de produtos metabólicos do sistema Anaeróbio Lático, como o Lactato com a proteínas contrateis reduz a produção de força muscular.

Estas São as três vias utilizadas no Handebol para o treinamento da equipe sendo ela do sexo masculino e feminino sendo que num período de treinamento tão intenso é necessário uma dosagem da via Aeróbia principalmente quando o atleta já estiver na exaustão segundo(Santos 1989)ai será necessário o utilização da via Aeróbia para os atletas poderem recuperar o estoque de energia que já foi gasto durante a execução de Sprints, e na execução de contra ataques.

Trabalho intermitente do treinamento de Handebol

O trabalho de um preparador físico no treinamento no handebol é basicamente igual a todas outras modalidades no que diz respeito a parte física pois ele passara a carga de exercício no qual o atleta terá que executar em menor tempo possível chamado de teste de corrida ou ainda execução deslocamento lateral e frontal para ataque e defesa principalmente na hora que uma equipe utiliza o contra ataque ai a sua movimentação será ela frontal.
Analisando a movimentação realizada por jogadores de Handebol, Mais (1989) e Santos (1989) eles verificaram a presença de movimentações de alta, media e baixa intensidade.
Muito comum a utilização de Sprints, por exemplo durante as movimentações do contra-Ataque e a recuperação defensiva, arremessos e penetrações ofensivas, sendo esses caracterizados como movimentos de alta intensidade. Em outras situações, os jogadores realizam movimentações de media e de baixa intensidade, mas porem como e utilizado a via Anaeróbia no treino os ataques organizados e os momentos de substituições e cobranças são de diversos tiros, respectivamente. Nos momentos de movimentações explosivas é usado a via do ATP-CP que é a principal responsável pela disponibilidade de energia.Esse sistema consiste de reação Anaeróbia mencionado por (Santos) para a produção de energia imediata ou seja pela ausência de oxigênio.Além disso Há também a produção de Adenosina Trifosfato(ATP) nesse caso da se a partir da combinação de Adenosina Difosfato (ADP) e a Creatina –Fosfato são elas encontradas nos músculos e supram energia necessária para a realização do movimento durante um curto período de tempo(Mc Ardle, Katc, 1992).Inicialmente esses três composto energético estão disponíveis para realização do movimento porém, após alguns segundos o estoque de ATP ira ele se esgotar. Além das duas vias Anaeróbias, A via Aeróbia que dá o suporte a elas possibilitando a sua recuperação por tanto a continuação da atividade a via Aeróbia de produção de energia e sem duvida ela que produz o ATP para realização das atividades do treinamento de Handebol. Isto se da em presença do oxigênio que utiliza a glicose e a gordura e a proteína são o fornecimento da via energética transformando a glicose e glicolise envolvendo a via Anaeróbia no ciclo de Krebs. Apesar da importância do processo Anaeróbio o jogador de Handebol deve ter a sua capacidade Aeróbia desenvolvida de forma que possa manter características de intensidade do esforço durante toda a partida a para uma maior eficiência na remoção do acido Lariço.

Demanda Energética Durante o Jogo

O Handebol como modalidade esportiva coletiva é usada varias manipulações com a bola além de apresentar vários varias combinações e movimentos com e sem o domínio da bola tornando mais complexa para a analise fisiológicas envolvidas durante a realização da movimentação com a bola a além do deslocamento que é utilizado envolve também a corrida muitas outras atividades exigem a energia dos praticantes durante a partida realizada sendo ela de alta intensidade.
Exemplos dessas atividades que podem ser dadas é a Aceleração, mudanças de direção e desaceleração, os saltos e arremessos e interceptações.Não é difícil concluir que todas essas atividades do esporte contém demandas fisiológicas adicionais ao custo energético da corrida utilizada como forma de deslocamento(Bangsbo,1994;
Sbragia 1994).

Os deslocamentos(M) em diferentes direções e situações durante uma partida de Handebol é segundo (Mais 1989)

Ataque
Defesa
Transferência ataque-defesa
Transferência defesa-ataque

Outra forma de deslocamento utilizada no Handebol é: Sprints, Médio e Lento.
Essas são algumas das Demandas energéticas usadas durante uma partida de Handebol.

Qualidades Físicas envolvidas no Handebol

O Handebol além de utilizar as vias metabólicas nos treinamentos e os mais diversos tipos de manipulações com bola tem uma parte física que também é super importante na preparação de uma equipe a uma partida oficial que são as qualidades físicas que agora serão abordadas

Força
Máxima: Força muscular máxima empregada no movimento e importante na tomada de posição.

Potencia: Maximo de energia num ato explosivo (Movimentos de força com o Maximo de velocidade). Realização de saltos (Verticais e Horizontais).

Realização de lançamentos

Realização de Sprints e saidas e mudanças de direções rápidas.

Resistência: Para suportar repetições de movimentos explosivos, realizações de saltos lançamentos e deslocamenatos.

Além destas existem também a parte de velocidade, Resistência, Flexibilidade, Coordenação e Equilíbrio.
Notamos que a parte de esforço e qualidades físicas é muito usada na parte não só física, mas como tática também no handebol.





Domine assuntos no Handebol que farão suas equipes ganharem rendimento.

São 4 ebooks de assuntos importantíssimos sobre o handebol. Esses 4 ebooks tem o formato de parte teórica + parte pratica. A parte teórica tem uma revisão bibliográfica sobre o assunto, com comentários com a minha experiência no Handebol. E a parte prática são recortes de vídeos potencializando seu aprendizado sobre o assunto.


Clique aqui e saiba mais!


Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!