quinta-feira, 7 de março de 2013

Treinamento funcional atuando nas modalidades esportivas




Imagem relacionada

O Treinamento Funcional foi criado nos Estados Unidos, é utilizado pela seleção norte-americana de atletismo e por equipes de basquete profissional da NBA. Recentemente (2001), implantado no Brasil por algumas clínicas e academias. Por aqui, o Treinamento Funcional já é aplicado na preparação física do Corinthians, em todas as categorias. Nas categorias de base, por exemplo, houve uma redução de aproximadamente 100 lesões durante o campeonato paulista de 2006, em comparação com o torneio do ano anterior.

No hipismo esse tipo de exercício também é bastante utilizado. Os exercícios físicos baseados nos movimentos reais do hipismo, que ao invés de cavalos, são usadas grandes bolas de borracha e elásticos para que os cavaleiros tenham músculos mais preparados para suportar a intensidade dos movimentos exigidos pelo hipismo.

Tenha aulas de Treinamento Funcional 

No Judô o treinamento funcional também é muito praticado e se apresenta como reforço de uma sequência de exercícios que faz com o que os judocas exercitem muito além dos grupos musculares.

1 – Quem mais procura um treino funcional?

O treinamento funcional já é uma modalidade por sí só, e não mais apenas um alternativa. Pessoas saturadas das atividades convencionais oferecidas pelas academias, pessoas em processo de reabilitação, e também atletas de todas as modalidades esportivas.

2 – Qual é o benefício principal do treino funcional para um atleta e também para um sedentário?

Preparar o organismo (músculos, articulações, consciência corporal) para que ele "funcione' melhor em tarefas esportivas e do cotidiano.

3 – Quais músculos ou cadeias musculares são mais utilizados nesse tipo de treino?

O trabalho de propriocepção (conhecimento e consciência do próprio corpo) é muito trabalhado, principalmente através da região abdominal chamada de "core" ou "casa de força".

4 – Em quais outros esportes esse exercícios são utilizados?

Pode ser utilizado em todos!



Comente:


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog