segunda-feira, 16 de junho de 2014

Preparação física no Mountain Bike




http://www.altaventura.com.br/wp-content/uploads/X-Files/2012/07/mountain-bike-tour-ischgl-tyrol.jpg

Para a prática de exercícios correta é necessário uma série de cuidados, preparações e precauções. No mountain bike não seria diferente. Seja o prsaticante profissional ou iniciante, a preparação e o condicionamento tem que tomar cuidado com alguns pontos. 

Aquecimento e alongamento não é mesma coisa. O aquecimento é indispensável para qualquer prática esportiva, porque prepara seu corpo para o exercício, já o alongamento é algo treinável. Pode-se reservar de um a dois dias, exclusivamente, para treino de alongamento, que trabalhará o alongamento do músculo e dará mais flexibilidade ao praticante, e que é a soma de três fatores: força, velocidade e agilidade. Os treinos de alongamento não deve ser feitos antes e após treinos fortes ou competições. Nesses momentos, deve ser feito o alongamento usado como aquecimento, apenas para trabalhar um pouco da musculatura que será utilizada naquele treinamento, sem grandes preocupações com ganho de arco de movimento.

A musculação é importante para a prática do mountain bike, tendo foco em músculos motores específicos, prevenção de desequilíbrios musculares e trabalhos específicos do tronco.  Estar forte e leve é o ideal para um atleta que pretende ter um bom desempenho no mountain bike, com o percentual de massa gorda entre 12 e 13% do total, mas esse controle deve ser feito única e exclusivamente por médico e nutricionista.

E o resultado de todo o treinamento, acompanhamento médico e nutricional e preparação física resulta no adiamento do desgaste do corpo. Alexandre conta que é impossível um atleta, por mais bem preparado que ele esteja, não sinta dores ou desgastes em uma prova de endurance e longa distância, como maratonas e ultramaratonas, porém a união de todos esses fatores faz com que ele demore mais para sentir essas dores.



Comente:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog