terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Valências físicas no Futebol




http://esporte.esp.br/wp-content/uploads/2012/11/jogadores-do-gremio-em-treinamento-fisico-no-olimpico-06112012-1352231953105_615x470.jpg

Em equipes não profissionais a preparação física e muito difícil de ser treinada, pois não existe período entre treinos e os atletas não têm responsabilidade alguma em questão do treinar.

No treinamento físico do futebol são treinadas diversas valências que são utilizadas no jogo em si:

Resistência: É a qualidade física que permite ao corpo suportar um esforço de determinada intensidade durante um certo tempo. A resistência apresenta-se de três formas:

Resistência Aeróbia: É aquela cuja principal característica e apresentar uma intensidade pequena e um volume grande, ou seja, um longo tempo na execução da atividade. É de manifestação global no organismo.

Resistência Anaeróbia: É aquela observada na realização de exercícios de alta intensidade e, por conseqüência de pequena duração. Ocorre também de forma sistêmica.

Resistência Muscular Localizada (RML): Observa-se ao nível muscular ou de grupo muscular e refere-se a capacidade deste grupo ou músculo de suportar repetidas contrações.

Força Dinâmica: Tipo de qualidade na qual a força muscular se diferencia da resistência, produzindo movimento.

Força Estática: Ocorre quando a força muscular se igual a resistência, não havendo, Por tanto, movimento.

Força de Explosão (ou Potencia): É a conjugação de força e velocidade; pode-se apresentar como predominância de força, ou com predominância de velocidade. Não e classificada como qualidade física derivada, por apresentar especificidade na metodologia de treinamento. Tem uma participação tão importante nos desportos que habilita a ser considerada dentre as qualidades de forma física.

Velocidade de Reação: Observada entre um estimulo e resposta correspondente (Exemplo: tiro e partida).

Velocidade de Movimento: Expressa pela rapidez da execução de uma contração muscular.

Equilíbrio Dinâmico: Aquele que é mantido durante o movimento

Equilíbrio Estático: É observado em repouso

Equilíbrio Recuperado: É o que se situa no ponto em que ocorre a transição entre o repouso e o movimento, ou movimento e repouso.

Descontração Total: Quando o relaxamento da musculatura esquelética acontece de forma global.

Descontração Diferencial: Quando o relaxamento da musculatura ocorre durante o movimento. Nesta situação pode-se observar o músculo agonista realizando um trabalho, ao passo que o antagônico se encontra descontraído. Essa qualidade física é, basicamente, fruto de uma conscientização motórica.



Comente:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog