Como diminuir o risco de lesões no treinamento




consultoria

No treinamento esportivo, realizamos o malabarismo para determinar o incremento ideal. Imagine uma fita de slackline, e seu organismo tentando se equilibrar em cima dela. Se puxarmos (o organismo) de um lado com pouca carga de treinamento o atleta não melhora (ou melhora muito pouco, ou leva mais tempo para atingir a mesma melhora), por outro lado, se exageramos no carga de treinamento, o atleta se machuca, e igualmente não atinge os resultados almejados.

O desafio dos treinadores é equilibrar o treinamento de forma a promover resultados satisfatórios, sem que provoquem lesões aos atletas (ou provocando o menor número possível de lesões).

Algumas dicas para você diminuir o risco de lesões:

  • Não negligencie o aquecimento, comece o treino devagar, e dê tempo para o seu corpo se aquecer. Em dias frios ou em treinos muito fortes, o aquecimento deve ser mais prolongado.
  • Fale mais com o seu treinador. Se estiver achando suas planilhas muito pesadas, informe-o.
  • Não vire escravo de sua planilha. A planilha de treinamento é apenas uma referência. Num dia de treino forte, se não estiver disposto, é prudente reajustar o ritmo do treino para baixo ou considerar tirar o dia de folga. Nada de se arrastar no treino apenas para cumprir a planilha.
  • Dores musculares, são um aviso do corpo de que o organismo não está recuperado. Ficar dolorida depois de uma sessão de treino mais forte, tudo bem. Mas se as dores musculares persistirem por muitos dias, pode ser sinal de que o treino está puxado demais pra você.
  • Capriche na prevenção de lesões.  


Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!