segunda-feira, 29 de junho de 2015

Como funciona o Fartlek




Método para emagrecimento Fartlek

Fartlek é um método de treinamento que alterna distâncias, intensidades e tipo de terreno de acordo com a disposição do atleta e pode ser definido como jogo de corridas. A tradução vem do sueco fartlöpning (correr) e lek (brincar).

A base dos exercícios são as mudanças na intensidade com que eles são feitos. O melhor de tudo é que o Fartlek é bastante versátil podendo ser treinado em pistas de atletismo, esteira ou em qualquer outro lugar que você queira. É muito utilizado na preparação de atletas das mais variadas modalidades

O ideal é seguir alguns passos básicos:

  • Como em qualquer outro treino, deve haver aquecimento;
  • Trote leve por 5 minutos;
  • A partir de agora começa o treino gradativo:
    • 3 tiros de 30 segundos cada com intervalos de 1 minuto com descanso dinâmico;
    • 3 tiros de 1 minuto com descanso ativo;
    • 3 tiros de 1 minuto e 30 segundos com descanso ativo;
    • 3 tiros de 2 minutos com descanso ativo;

Para finalizar o ideal é que nos 5 minutos finais você vá reduzindo a velocidade gradativamente até parar por completo. Saia da corrida indo para o trote leve e fechando com a caminhada.

Esse treino com base no tempo é só um exemplo e que pode ser tomado como base para outros. Por exemplo, se você está em uma esteira ou tem um aparelho para medir as distâncias pode fazer os tiros por metros. Começando com 50 metros e 100 de descanso, mais 3 tiros de 100 metros e 50 de descanso dinâmico e por aí vai.

A principal característica do fartlek original é a realização de um treino livre, sem controle. O que prevalece é a vontade e disposição do corredor que tem a liberdade de variar a velocidade sem planejamento prévio, regras ou sistematizações, além de variar também o tipo de terreno (asfalto, grama, areia, terra batida) e o tipo de plano como aclives e declives. Tudo isso feito sem controle ou rotina.



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