quarta-feira, 5 de agosto de 2015

A dermatoglifia nos esportes




https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/15/Fingerprint_detail_on_male_finger.jpg/1280px-Fingerprint_detail_on_male_finger.jpg

Há pessoas que acredita, há pessoas que não acreditam. O fato é que cada vez mais a dermatoglifia está sendo usada em esportes de alto rendimento para descoberta de características físicas dos praticantes.  A dermatoglifia é o estudo científico das impressões digitais, pelo qual é possível analisar o potencial genético do indivíduo

Uma vez que a impressão digital é resultante de uma combinação de fatores relacionados ao código genético e ao desenvolvimento embrionário é possível, a partir da observação desta marca genética, a identificação das potencialidades que um individuo tem.

A dermatoglifia vem sendo bastante utilizada na área do desporto, pois através dessa é possível analisar as qualidades físicas de um atleta através das digitais. Dessa forma, é possível direcionar o atleta para a área ou posição que ele tem maior aptidão, entre outros.

Os Cds Universitários tem um CD que ensina a fazer essa análise. Clique aqui!

Para o desporto, os desenhos das digitais têm os seguintes significados:

- Arco: muita força, porém baixo nível de coordenação motora.

- Presilhas: velocidade e explosão.

- Verticilo (rodamoinho): força, velocidade e resistência.


A dermatoglifia antecipa a utilização das tendências genéticas de um indivíduo e, aliada à atuação do meio ambiente, pode contribuir, não exclusivamente para a determinação do talento, mas para potencializar o seu desenvolvimento, podendo ser utilizada na orientação e montagens de treinamento com diferentes finalidades, indo de melhora da aptidão física até a performance.


Comente:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog