Comportamento do técnico no erro do atleta




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXCIiY0xA25qQzFGUMzn3rGgGewd8KnFt4r7qQdbthbMzMbOigGq3wwZc0hc-W5Gh6sH4Qc8xA8eRz9uWfU-iuuJn7VU3haGWGlwD0kfMDifQCO4rzH61S7TpajJ8C_6damWoTBPkv9RY/s400/treinador-futebol-criancas-4.jpg

O desempenho do atleta na competição pode ser diferente dos treinamentos. Além dos inúmeros fatores que pode influir no rendimento, a reação do treinador em relação a isso é importante para o desenvolvimento futuro de um atleta e m formação.

A ansiedade do treinador para que os alunos aprendam algo rapidamente ou na própria vitória, faz com que certas vezes, o profissional menospreze ou ridicularize o jovem mesmo sem uma velada intenção. Uma palavra ou gesto impensado (ou não) pode gerar constrangimentos com muitas repercussões negativas tanto no âmbito esportivo (desempenho) como pessoal (tristeza e angústia, por exemplo).

O erro é algo que deve ser aceito como parte do processo esportivo e um desafio a ser ultrapassado, com calma, respeito e muita paciência. É fundamental lembrar que muitos atletas gloriosos falharam antes de obter sucesso e permanecem convivendo com novos erros e tentativas de corrigi-los constantemente. A harmonia entre treinadores e atletas no esporte começa na aceitação dos erros como parte do processo esportivo e através da constante iniciativa de tentar superá-los.

O treinador deve tomar muito cuidado e se policiar para que suas reações não prejudique o rendimento geral do aluno/atleta.


Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!