quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

11:47:00

Descanso é essencial para evitar lesões

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Para que a atividade física possa ser realmente eficaz, o corpo precisa de um tempo de descanso, já que é nessa hora que os músculos se recuperam do desgaste sofrido com o exercício.

É preciso entender que durante um treinamento não estamos ganhando ou melhorando nada. Pelo contrário, estamos gerando uma piora momentânea de nosso estado físico geral. É durante o repouso que o organismo promove adaptações para ser capaz de suportar melhor e com mais eficiência as sobrecargas que lhe foram aplicadas, ficando mais condicionado do que anteriormente.

Se não der tempo para o corpo se recuperar, o trabalho não trará resultado e serve para o treino aeróbico quanto para a musculação. Nos dois casos, o aluno deve ter uma sequência de exercícios organizada de modo que misture dias intensos e calmos para evitar estresse do corpo e promover a recuperação. Se a pessoa treinar cinco vezes por semana, por exemplo, dois desses dias terão que ser mais regenerativos. O profissional deve variar dentro das ferramentas de planejamento de modo que o aluno não esteja extenuado no fim da semana.

A pausa é essencial não somente entre um dia e outro, mas também durante os exercícios. Os intervalos tem que ser respeitados, principalmente em academias, onde muitas vezes a conversa ou a pressa de ir embora faz com que isso seja desprezado.

O desgaste excessivo e contínuo resultará no "overtraining" (treinamento em excesso, em português). A condição é mais do que uma simples incapacidade temporária de treinar com a intensidade habitual ou de uma ligeira queda no nível de desempenho. Envolve um cansaço mais crônico e está associado também com insônia, perda de peso, depressão e irritabilidade.  As lesões também são mais frequentes nesse quadro. Desrespeitar o período de pausa pode sobrecarregar músculos e ligamentos, causando inflamações e até rupturas.

O descanso exagerado também pode prejudicar o corpo, provocando um "choque" toda vez que a pessoa voltar a se exercitar. O resultado é o mesmo de quem não respeita o tempo de descanso: não há ganho muscular ou aeróbico.

O equilíbrio e respeito ao próprio corpo e às orientações dos profissionais especializados, que poderão indicar qual o tempo apropriado de pausa entre os treinos. O período ideal depende de cada indivíduo e da carga que está sendo utilizada. Em geral, esse tempo está definido entre 24, 48 ou 72 horas, dependendo do treinamento.

Os intervalos variam conforme o tipo de atividade (aeróbia ou anaeróbia), a intensidade e a duração, sendo que indivíduos diferentes podem reagir também de modo diferente a uma mesma carga de exercícios.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

13:44:00

Importância da Biomecânica para o Voleibol

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A biomecânica é a ciência que estuda o movimento humano através da análise da Física dos sistemas biológicos. Ela pode ser dividida em forças internas e externas. As forças internas são compostas pelas forças musculares, articulares e outras forças, enquanto que as forças externas, constituem-se da força da gravidade, da força de reação no solo e outras. As forças internas relacionam-se com o ato motor e com as cargas mecânicas executadas pelos membros inferiores, representados pelo estresse, resultando no desenvolvimento e crescimento das estruturas do corpo. O conhecimento das forças internas torna-se necessário para:
O aperfeiçoamento da técnica de movimento, assim como, na determinação de cargas excessivas durante as atividades físicas em esportes de alto nível ou em atividades laborais do cotidiano.

O professor de Educação Física com a biomecânica pode determinar os movimentos articulares da preparação de força especial, tem possibilidade de identificar a correta ou a inadequada técnica desportiva do voleibolista, consegue descobrir novas ações motoras que otimizem o desempenho atlético do jogador e outros. A aplicação do conteúdo de estudo da biomecânica no voleibol torna-se importante para entendermos como acontecem os movimentos, facilitando a compreensão desse desporto para os interessados sobre essas duas disciplinas, biomecânica e voleibol, ou seja, biomecânica aplicada a locomoção e o salto do voleibol.

Conhecer algumas características do jogo de voleibol torna-se importante para utilizarmos a ciência do movimento, a biomecânica, no voleibol. Num jogo de voleibol acontecem 250 a 300 atos motores, representando-se nos saltos, corridas velozes de curta distância e nos "peixinhos".

O jogo de voleibol possui a integração dos fundamentos do saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa.

Conhecer a aplicação da biomecânica no voleibol torna-se importante para compreendermos melhor como ocorrem a locomoção e os saltos do voleibol baseado na biomecânica. Algumas dessas informações podem auxiliar na prescrição do treino, na identificação de uma inadequada técnica desportiva e em outras situações.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

09:59:00

Kit especial para Treinadores Físicos

 


O kit para TREINADORES FÍSICOS tem uma reunião sensacional de DVDs que vão dar ferramentas para profissionais de Educação Física trabalhar nesta área.

O KIT contém:

- 3 DVDs de Treinamento Funcional, inclusive com Kettlebell;

- 2 DVDs de Alongamento voltado para a Área Desportiva;

- 2 DVDs de Treinamento de Pliometria, com explicação sobre cada exercícios;

- 1 DVD de treinamento de valências físicas para crianças;

- 1 DVD de Antropometria, ensinando como se faz Avaliação Fisica;

- 1 DVD de Bola Suiça, voltado para condicionamento em atletas.

Ao total, são 10 dvds de muito ensinamento em treinamento físico e o preço deles todos juntos é inacreditável. E o frete é por nossa conta!!!

Quer saber qual é? Clique no botão a forma de pagamento que possuímos




Ah, o FRETE É POR NOSSA CONTA!

E qualquer dúvida, sobre gravação, idioma ou conteúdo, mande mensagem pelo whatsapp que está na lateral da página ou pelo email dvdsports@gmail.com

Clique nesse link para saber o idioma de cada dvd.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

09:58:00

Musculação e o esporte

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A musculação é uma das atividades mais praticada no mundo, pois além dos benefícios atléticos como preparação física, melhora do desempenho, coordenação motora, velocidade e flexibilidade, ocupa também um lugar de destaque nas academias na procura de objetivos estéticos tais como aumento da massa muscular, diminuição do percentual de gordura, aumento de força, melhoria da postura, etc.
 
Pack Especial: Handebol + Basquete + Volei + Bônus

O ideal é trabalhar o corpo todo dando ênfase à necessidade muscular de cada esporte. A maioria dos esportes tem particularidades com relação aos grupos musculares mais exigidos em sua prática. Estes grupos devem receber atenção especial. Por exemplo: para jogadores de futebol, trabalhar com ênfase nos grupos musculares das coxas, glúteos, lombares, abdome e panturrilhas.

Depois de analisar os movimentos, músculos e articulações mais solicitadas em certa modalidade esportiva, deverá ser montado um programa de exercícios que mais se assemelham e que influenciam nos movimentos executados nos referidos esportes. Como exemplo vamos citar o remo. O remador deve trabalhar todo o corpo dando ênfase nas costas, braços, ombros e abdome. Sugerimos alguns exercícios como: puxador no Pulley, hiper extensões lombares, remada alta, remadas em geral, bíceps rosca direta, tríceps testa, entre outros.

O treinamento de musculação deve ser realizado com maior intensidade e frequência longe das temporadas de competições importantes. Ao se aproximarem as competições, o volume e a intensidade do treinamento tem que ser reduzido recomendando-se apenas um programa de manutenção, com cargas menores e poucas séries.

O uso da musculação está intimamente ligada a periodização do treinamento para que ocorra um melhor controle dos resultados. Essa engloba todas as condições de treinamento possíveis nos esportes.

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