Importância da Biomecânica para o Voleibol




exercícios

A biomecânica é a ciência que estuda o movimento humano através da análise da Física dos sistemas biológicos. Ela pode ser dividida em forças internas e externas. As forças internas são compostas pelas forças musculares, articulares e outras forças, enquanto que as forças externas, constituem-se da força da gravidade, da força de reação no solo e outras. As forças internas relacionam-se com o ato motor e com as cargas mecânicas executadas pelos membros inferiores, representados pelo estresse, resultando no desenvolvimento e crescimento das estruturas do corpo. O conhecimento das forças internas torna-se necessário para:
 
O aperfeiçoamento da técnica de movimento, assim como, na determinação de cargas excessivas durante as atividades físicas em esportes de alto nível ou em atividades laborais do cotidiano.

O professor de Educação Física com a biomecânica pode determinar os movimentos articulares da preparação de força especial, tem possibilidade de identificar a correta ou a inadequada técnica desportiva do voleibolista, consegue descobrir novas ações motoras que otimizem o desempenho atlético do jogador e outros. A aplicação do conteúdo de estudo da biomecânica no voleibol torna-se importante para entendermos como acontecem os movimentos, facilitando a compreensão desse desporto para os interessados sobre essas duas disciplinas, biomecânica e voleibol, ou seja, biomecânica aplicada a locomoção e o salto do voleibol.

Conhecer algumas características do jogo de voleibol torna-se importante para utilizarmos a ciência do movimento, a biomecânica, no voleibol. Num jogo de voleibol acontecem 250 a 300 atos motores, representando-se nos saltos, corridas velozes de curta distância e nos "peixinhos".

O jogo de voleibol possui a integração dos fundamentos do saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa.

Conhecer a aplicação da biomecânica no voleibol torna-se importante para compreendermos melhor como ocorrem a locomoção e os saltos do voleibol baseado na biomecânica. Algumas dessas informações podem auxiliar na prescrição do treino, na identificação de uma inadequada técnica desportiva e em outras situações.


Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!