Adaptações Metabólicas causados pelo Exercício Físico





Fisiologia | Educa Mais Brasil

A atividade física é qualquer contração muscular que eleva o gasto energético, em comparação com o estado de repouso. Já o exercício é a atividade física estruturada, com objetivo específico – que pode ser o de melhorar a capacidade cardiovascular ou o condicionamento, ganhar mais saúde ou perder peso, por exemplo. O esporte, então, é o exercício realizado sob algumas regras e que pressupõe algum nível de competição, mesmo que de forma recreativa.

Fisiologia aplicada à Reabilitação Cardiovascular

O exercício físico provoca uma série de adaptações. O post de hoje é sobre as Adaptações Metabólicas:

Aumento da capacidade do sistema oxidativo das células musculares, especialmente das de contração lenta.

Redução da produção de lactato durante a realização de esforços físicos a uma dada intensidade.

Potencialização da utilização dos ácido graxo livre (AGL) como substrato energético na realização dos esforços físicos a uma determinada intensidade, permitindo poupar o glicogênio muscular.

Aumento da atividade metabólica geral, tanto durante a realização dos esforços físicos quanto em condições de repouso.

Aumento da sensibilidade à insulina a aceleração do metabolismo das lipoproteínas no plasma, reduzindo os níveis de triglicerídeos e, em menor grau, do colesterol ligado às lipoproteínas de baixa e de muito baixa densidade.

Eliminação do excesso de reserva adiposa, além do favorecimento de distribuição de gordura corporal que venha a favorecer a um padrão mais saudável.

A fisiologia do exercício é uma área do conhecimento que investiga como o organismo funciona quando indivíduos saudáveis ou com doenças se exercitam, desde movimentos mais simples até atividades de alto impacto. Proporciona o estudo de como as funções humanas são reguladas e integradas durante o exercício em meio ambiente diferenciado, em que podem dizer que cada pessoa apresenta uma resposta diferente quanto ao efeito do meio climático, ou seja, frio e também para cada esporte, cada atleta, que dependendo de sua posição, tem que ser trabalhado de forma especifica do atleta de futebol, onde atua a fisiologia do esporte.

Portanto, para o profissional que trabalha cm esporte, essa é uma área que deve ser muito estudada.

Até a próxima!


Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!