Atividades de fundamentos de Esportes







O esporte é um dos muitos conteúdos que o professor deve trabalhar nas aulas de Educação Física, como mostram os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física.

Porém, existe uma discussão entre os especialistas dessa área, que afirmam que o esporte deve ser trabalhado de uma forma adaptada na escola. Isso significa que vocês, alunos, podem mudar as regras do jogo, quando todos os participantes da atividade estiverem de acordo; significa também que quando o esporte é apresentado na escola, não precisa ser necessariamente competitivo; e mais que isso: nas aulas de Educação Física não tem medalha!

O que importa é aprender e se divertir! É por esses motivos que Valter Bracht, no seu livro "Aprendizagem social e Educação Física", denomina essa prática de "esporte da escola", já que o objetivo é que o aluno vivencie as práticas esportivas visando o prazer e não a competição.

Outra coisa importante é a de que é papel do professor propor também esportes menos comuns como conteúdo de suas aulas. Portanto, se o seu professor propuser uma aula diferente como esgrima, capoeira ou ginástica artística, ao invés do futebol ou do voleibol de sempre, não reclame! Tenha em mente que a aula de Educação Física é o momento de experimentar coisas novas.

Ainda assim, há atividades que são mais utilizadas pelos professores. Abaixo, há uma lista de guias com 100 atividades (que trabalham fundamentos de cada esporte) + bônus:


Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!