O treinador no Treinamento Funcional







O treinamento funcional é um método de trabalho ainda mais dinâmico que os treinos convencionais. Ele é caracterizado por mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício. Assim, o foco passa de um grupo muscular isolado para todo o corpo - os movimentos trabalham a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio.

Ele  ganha mais adeptos e se consolida como uma alternativa muito interessante para praticantes de inúmeras atividades físicas, com resultados que ultrapassam aqueles conseguidos por fórmulas obsoletas de treinamento de força.  Muitos profissionais da área da saúde e atividade física ainda possuem a tendência de definir o exercício em termos de seu efeito isolado nos sistemas energético e músculo-esquelético.  Mas a compreensão do funcionamento do sistema nervoso e do processo de aprendizado motor característico do ser humano produz ajustes e mudanças na forma de treinamento, proporcionando aos alunos e pacientes experiências muito mais completas e gratificantes para ambas as partes.

O treinamento funcional recruta os estabilizadores do corpo para facilitar o movimento. A maioria dos exercícios ajuda a restaurar a função da parede abdominal e a melhorar o tempo de reação. Pessoas já adeptas desse tipo de exercício vão ganhando mais resistência e, à medida que vão evoluindo, podem avançar na complexidade usando plataformas de equilíbrio e bola suíça.

São realizados muitos exercícios feitos com o peso do próprio corpo, garantindo um trabalho muscular mais intenso e trabalhando os músculos de forma integrada e não isolada, como os treinos de musculação costumam ser. Fazemos muitos saltos, giros, agachamentos e, para alguns deles, utilizamos aparelhos que auxiliam esses movimentos, com menos risco de lesões e aumento de performance

Existem muitos tipos de habilidades e a compreensão do qual seja a habilidade necessária pode auxiliar um treinador a escolher a melhor abordagem para conduzir o treinamento com seus atletas. Condição importante para a produção de movimentos eficientes e a consequente aplicação efetiva da força é a coordenação intermuscular, característica fisiológica que consiste em criar sinergias musculares para aplicar a força muscular no momento correto, no plano correto e na direção correta. 

O elemento mais essencial na aquisição de novas habilidades é o feedback, definida como a informação transmitida pelo aluno sobre determinado movimento enquanto é aprendido, podendo ser coletada a partir de fontes internas ou externas.  Nesse contexto o treinador é o agente principal da transformação que levará seus alunos a adquirir novas habilidades.

Material com mais de 100 exercícios de Treinamento Funcional que são excelentes fontes para acadêmicos de Educação Física, Personal Trainer, Preparadores Físicos e atletas. Clique aqui!





Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!