Hidrotreinamento e Pliometria






Chamamos de Hidrotreinamento a união da hidro com o treinamento de força ou resistido. Sendo assim, o hidrotreinamento visa a melhora da performance e do condicionamento de praticantes e esportistas no meio aquática, uma vez que a água possui características químicas e físicas peculiares.

Este método é muito utilizado no desporto de alto nível para melhorar a potencia em atletas que precisam de ações rápidas e precisas. O termo também pode ser substituído por "exercícios cíclicos de alongamento-encurtamento" que é uma sequência de ações concêntricas e excêntricas executadas no menor espaço de tempo em apenas um movimento. Outra definição pode ser dada pelo método de treinamento baseado em um trabalho muscular muito peculiar  que é constituído por uma contração excêntrica seguida por uma breve contração isométrica e sendo finalizada com uma contração concêntrica.

Do ponto de vista fisiológico, o trabalho Pliométrico também pode ser chamado de ciclo alongamento-encurtamento resultando numa ação excêntrica seguido de uma ação concêntrica poderosa, devido à energia elástica armazenada em músculo e tendões e da pré-inervação gerada pelo reflexo do fuso muscular. O maior proveito da força se dá pelo acúmulo de energia potencial elástica, cujo acúmulo pode ocorrer pela presença de proteínas elásticas do sarcômero.

Em um exercício de treinamento Pliométrico, a força da gravidade e amassa corporal são utilizadas para realizar uma fase muito importante, que é ade "pré-estiramento rápido, ou de estiramento, para ativar o reflexo deestiramento e os elementos naturais de recuo elástico do músculo. No hidrotreinamento vamos utilizar a adaptação do Método Pliométricosomente para membros inferiores, uma vez que sentimos uma dificuldade muitogrande em utilizar equipamentos de qualquer característica para desenvolver a força e potencia de membros inferiores, principalmente em idosos.

O foco do HIDROTREINAMENTO é desenvolver a força e potencia em todas as populações que praticam, principalmente os idosos, por isso seguimos modelos de treinos onde o volume dos exercícios são menores, mas a intensidade é alta.

Quer saber mais sobre o Hidrotreinamento? Conheça esse curso com video-aulas que ensina todo o método com um professor que trabalha há mais e 25 anos com o assunto. É imperdível! Clique aqui!


Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!