Sistemas Energéticos no Handebol








O handebol é um desporto no qual seus atletas deslocam-se em grande velocidade, principalmente em situação de contra-ataques e, de forma mais lenta nas movimentações de defesa, de modo a ser constituído de esforços intermitentes, de extensão variada e de periodicidade aleatória.


O jogo de handebol requer um alto desenvolvimento da potência anaeróbia (via metabólica), pois influenciam o desempenho das capacidades de velocidade e de força. O treinamento das referidas capacidades motoras é um componente importante do desempenho físico e, a esse respeito, mais atenção deve ser referida ao desenvolvimento do condicionamento físico específico (preparação física específica) dos handebolistas. Assim, o handebol, como outros desportos coletivos, envolve uma sequência de atividades que solicitam o metabolismo anaeróbio de forma determinante.


No Handebol assim como os outros esportes é necessário o treinamento antes de serem realizadas as partidas oficiais.No treinamento é realizada toda a preparação para uma partida de Handebol e por essa importância é utilizada nos treinamentos as três vias metabólicas que se predomina sendo elas: Anaeróbia Alatica, Lática, Aeróbio.


Anaeróbio Alatico

Segundo McArdle é o ATP-CP durante os primeiros 6 segundos de um exercício explosivo fracionamento Anaeróbio Lático da moeda de corrente da energia ATP e seu reservatório de energia PCR propulsionam quase imediatamente energia necessária para acionar o esforço muscular que é aplicado no treinamento de Handebol onde é passado corrida de curta duração e seqüências explosivas de esforço por 5 a 10 segundos proporcionando uma sobrecarga apropriada do sistema de energia imediata em músculos específicos.

Por isso é extremamente importante o Anaeróbio Alático pois é ela que juntamente com o Lático ira realizar a ressintese de energia da glicose.

Anaeróbio Lático

Segundo Mc Ardle, ara melhorar a capacidade do sistema de energia curto prazo do treinamento dos atletas de Handebol é necessário utilizar a via Lática do ácido lático através da sobrecarga de energia esse tipo de treinamento proporciona um estresse fisiológico considerável e requer muita motivação pois é tirada muita intensidade nos treinamentos dos atletas através de corridas e deslocamentos laterais e frontal.

Aeróbio

O Sistema Aeróbio atua durante a partida nos períodos de baixa intensidade sendo este importante para dar o suporte aos outros dois sistemas de ressíntese de ATP nos períodos de recuperação, proporcionando o prolongamento de esforço durante a recuperação este sistema responsável pelo processo de estoque na creatina fosfato e pela remoção da utilização de produtos metabólicos do sistema Anaeróbio Lático, como o Lactato com a proteínas contráteis reduz a produção de força muscular.

Estas são as três vias utilizadas no Handebol para o treinamento da equipe sendo ela do sexo masculino e feminino sendo que num período de treinamento tão intenso é necessário uma dosagem da via Aeróbia principalmente quando o atleta já estiver na exaustão segundo(Santos 1989)ai será necessário o utilização da via Aeróbia para os atletas poderem recuperar o estoque de energia que já foi gasto durante a execução de Sprints, e na execução de contra ataques.

O sucesso na maioria dos esportes depende de habilidade técnica, velocidade, força e potência musculares, além de uma série de atividades coordenadas que, juntas, constituem oesporte. Enquanto o condicionamento e o treinamento com peso podem produzir ganho de força e resistência, a velocidadee os movimentos coordenados necessitam de técnicas de treinamento especializadas.



Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!