Musculação e o esporte




Como planificar adequadamente um treinamento esportivo - Princípios que  todo esportista deveria saber

A musculação é uma das atividades mais praticada no mundo, pois além dos benefícios atléticos como preparação física, melhora do desempenho, coordenação motora, velocidade e flexibilidade, ocupa também um lugar de destaque nas academias na procura de objetivos estéticos tais como aumento da massa muscular, diminuição do percentual de gordura, aumento de força, melhoria da postura, etc.
 
O ideal é trabalhar o corpo todo dando ênfase à necessidade muscular de cada esporte. A maioria dos esportes tem particularidades com relação aos grupos musculares mais exigidos em sua prática. Estes grupos devem receber atenção especial. Por exemplo: para jogadores de futebol, trabalhar com ênfase nos grupos musculares das coxas, glúteos, lombares, abdome e panturrilhas.

Depois de analisar os movimentos, músculos e articulações mais solicitadas em certa modalidade esportiva, deverá ser montado um programa de exercícios que mais se assemelham e que influenciam nos movimentos executados nos referidos esportes. Como exemplo vamos citar o remo. O remador deve trabalhar todo o corpo dando ênfase nas costas, braços, ombros e abdome. Sugerimos alguns exercícios como: puxador no Pulley, hiper extensões lombares, remada alta, remadas em geral, bíceps rosca direta, tríceps testa, entre outros.

O treinamento de musculação deve ser realizado com maior intensidade e frequência longe das temporadas de competições importantes. Ao se aproximarem as competições, o volume e a intensidade do treinamento tem que ser reduzido recomendando-se apenas um programa de manutenção, com cargas menores e poucas séries.

O uso da musculação está intimamente ligada a periodização do treinamento para que ocorra um melhor controle dos resultados. Essa engloba todas as condições de treinamento possíveis nos esportes.


Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!