quinta-feira, 23 de julho de 2009

Futsal e a preparação física




A prática do futsal tem evoluído no mundo nos últimos anos. Isto se deve à globalização das regras do jogo e, principalmente, à evolução do treinamento.

O treinamento e a preparação física passam por uma utilização dos conteúdos das características do próprio jogo de futsal, pois facilita a compreensão e a busca de conteúdos específicos e consequentemente a orientação do treinamento.

No próprio jogo de futsal aprenderemos com certeza o que é preciso para treinar, usando no treinamento situações semelhantes e integradas.

A partida de futsal desenvolve-se em duas partes de 20 minutos cronometrados --cada uma delas com um intervalo de dez minutos. Os jogadores realizam atividades motoras complexas e que se alternam de forma aleatória, havendo diversas fases variáveis em sua intensidade e volume de trabalho e pausa. As ações se realizam em alta intensidade e são normalmente de curta duração, com substituições livres.

Como vemos, a dinâmica de jogo não é fixa, tem características mutáveis. As exigências de competição são cada vez mais elevadas. A preparação física nessa modalidade terá que se adptar à essas exigências, buscar uma maior especificidade, adequar métodos tradicionais de treinamento a metodologias atuais e buscar definitivamente um trabalho que venha suprir realmente as necessidades deste esporte.

Sabendo realmente das características do futsal, fica evidente para a preparação física que a força, a velocidade e as capacidades coordenativas são as bases do treinamento físico. Mas sabemos a importância do trabalho de resistência, em que a melhora destas capacidades físicas elevará o rendimento individual do atleta e consequentemente de toda equipe, resultando assim num melhor rendimento em competição.


Comente:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog